Perguntas Frequentes
Conte connosco para o ajudar em todo o processo
Faleceu-lhe um familiar ou amigo?
Muitas vezes, e porque felizmente não é frequente perder alguém, não sabemos o que fazer no caso de ocorrer um óbito, mesmo sabendo que a vida um dia acaba, nunca estamos preparados para a perda de alguém! Vamos ajudá-lo a superar esta dificuldade. Temos profissionais experientes e disponíveis 24h por dia para o apoiar. Ligue-nos para o telemóvel.
O que fazer?
O óbito ocorreu no Domicilio?
Se o óbito ocorre na residência habitual do falecido, de um familiar ou de alguém a quem estivesse a cargo, deverá ser contactada de imediato uma Agência Funerária, a mesma, contactará o Médico Assistente, Médico de Família ou Delegado de Saúde da área de residência.
A Agência Funerária deverá declarar a ocorrência do óbito, nomeadamente, á Conservatória do Registo Civil competente ou Polícia de Segurança Pública.
Para o efeito, serão necessários documentos, mencionados no final, bem como a prestação de algumas informações solicitadas pelas Conservatórias do Registo Civil.
O óbito ocorreu num hospital?
O óbito ocorreu num lar?
O óbito ocorreu noutro local?
Documentação e informações solicitadas
Documentos necessários do(a) falecido(a):
- Documento de Identificação (Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, Título de Residência ou Passaporte)
- Cartão de Contribuinte
- Cartão de Beneficiário (Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações ou outro);
Documentos do Declarante ou Requerente:
- Documento de Identificação
- Cartão de Contribuinte
- Cartão de Beneficiário
Documentos que deverão ser assinados pelo requerente:
- Opção da Agência Funerária
- Requerimento do Cemitério
- Outro que seja ocasionalmente pedido pelas autoridades
Informações necessárias para a Conservatória do Registo Civil:
- Se o falecido for casado: Nome do cônjuge, identificação, data e local do casamento;
- Se o falecido for viúvo: Nome do último cônjuge, data e local do óbito;
- Se o falecido for separado judicialmente de pessoas e bens: Nome do cônjuge,
data e local do casamento; - Se o falecido for divorciado: Nome do ex-cônjuge, data do divórcio, indicação do Tribunal ou Conservatória do Registo Civil onde foi processado.
É possível solicitar algum tipo de serviço especial para o funeral?
Na Funerária São Jorge, compreendemos que cada vida é única, e é por isso que oferecemos serviços especiais para funerais, permitindo-lhe criar uma despedida personalizada e significativa. As nossas opções incluem:
Cerimónias Temáticas
Celebrando paixões e interesses do falecido.
Homenagens Personalizadas
Compartilhando memórias e histórias especiais.
Transporte Especial
Veículos únicos para cortejos fúnebres.
Cerimónias Religiosas e Não Religiosas
Respeitando crenças e valores.
Opções de Cremação e Sepultamento
Flexibilidade nas escolhas.
Apoio na Documentação
Lidamos com a burocracia para que possa focar na despedida. Estamos aqui para ajudar a criar uma homenagem e despedida única que celebre a vida da forma mais significativa possível. Entre em contacto para discutir as suas necessidades e desejos. Nossa equipa está à disposição para apoiá-lo durante esse momento delicado.
Tratar o Funeral em Vida – É possível?
Sim! É cada vez mais comum tratar do processo do funeral em vida, e assim conseguimos com maior certeza garantir todas as vontades de quem parte.
Se pretende organizar o seu funeral de modo a garantir que tudo será feito de acordo com a sua escolha, esta é a melhor opção. Pode tratar com tranquilidade de todo o processo e retirar à família ou amigos as preocupações e decisões, por vezes difíceis, por desconhecimento da vontade de quem parte. Sendo que, desta forma vai proteger os que ficam dos custos associados ao seu Funeral.
Pode escolher cada detalhe! Tem a opção de pagar tudo numa só vez ou com um plano de pagamento em prestações.